GPCIn

Virtudes e tendências para indicadores de avaliação da Competência em Informação, segundo as dimensões técnica, estética, ética e política

       Neste trabalho, são apresentadas as recomendações da literatura quanto a “virtudes” (características e qualidades dos parâmetros) e, quanto a “tendências” (possibilidades de aplicações e inovações possíveis a indicadores), de acordo com as dimensões da Competência em Informação (técnica, estética, ética e política). Os conteúdos obtidos nas buscas estão agrupados quanto à dimensão técnica (resultados vinculados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); à dimensão estética (resultados vinculados à emoção e inovação); à dimensão ética (resultados vinculados à reflexão crítica); à dimensão política (resultados vinculados ao coletivo, ao social).

    Considerando os dados obtidos na pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science, ISTA e LISTA, foram identificados alguns aspectos históricos e, também possibilidades, virtudes e tendências para indicadores de avaliação da Competência em Informação. Trata-se de um recorte de pesquisa e de alguns aspectos específicos, mas que podem ser úteis para a definição de parâmetros, diretrizes e frameworks.

    A oportunidade e a responsabilidade de estruturar indicadores para a avaliação da Competência em Informação que integrem de modo equilibrado as dimensões técnica, estética, ética e política, a fim de produzir subsídios para políticas públicas de governo, se apresenta – mais que merecida – em tempos de profunda desinformação.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba em primeira mão