Este trabalho constitui-se na fase final de duas pesquisas realizadas entre os anos de 2006-2012 e 2012-2016, concretizado por meio um estágio pós-doutoral nos anos 2015-2016, em solo Europeu, cujo objetivo geral foi, propor, por meio da análise comparativa e dos resultados do discurso de profissionais da informação dirigentes de bibliotecas de Instituições de Educação Superior (IES) privadas do Brasil, de Portugal e da Espanha, uma matriz de princípios ao desenvolvimento da competência em informação desses profissionais, elaborada a partir da realidade social e das dimensões técnica, estética, ética e política da competência. A investigação foi realizada sob o foco do método quadripolar, com predomínio da abordagem qualitativa de pesquisa.
Os resultados mostram que os princípios para a formação dos profissionais podem ser convertidos em ação, ou seja, quanto à dimensão técnica, o foco deve se voltar à prática diária de trabalho; quanto à dimensão estética, deve-se priorizar as necessidades informacionais dos usuários; quanto à dimensão ética, a formação deve desenvolver a atitude crítica no profissional; e, para a dimensão política, deve-se dar atenção à comunicação entre os profissionais.

A provisoriedade da ciência, assim como a necessidade de reavivar seus métodos e técnicas são propulsoras de novas possibilidades também nas Ciências Sociais Aplicadas, como é o caso da Ciência da Informação. Estudar a competência em informação sem considerar estas premissas é traçar um caminho para trás e perder o “comboio” da mudança. Sob esta perspectiva, e considerando a necessidade de situar este trabalho no cenário mais amplo de outras pesquisas já finalizadas, cabe ressaltar que esta investigação é o resultado final da pesquisa pós-doutoral, realizada na Europa e especificamente nos países de Portugal e Espanha. A pesquisa inicial que levou à realização desta e que agora se relata, foi concretizada no Brasil, com dirigentes de bibliotecas de universidades do sul do país, mais precisamente no Estado de Santa Catarina, iniciada no ano de 2006 e finalizada em fevereiro do ano de 2012. O objetivo geral da pesquisa, à época da sua consecução foi compreender as representações sociais e a consequente construção social da realidade sobre competência em informação a partir da perspectiva do profissional da informação dirigente de biblioteca vinculada a Instituições de Educação Superior (IES) catarinenses(VITORINO, PIANTOLA, 2010). Entre os resultados daquela pesquisa, constatou-se que a formação dos profissionais da informação não “dava conta” do desenvolvimento da competência em informação deste se que faltava, nesta mesma formação, um equilíbrio quanto ao desenvolvimento das dimensões técnica(saber fazer), estética (sensível), ética(reflexão crítica)e política(coletivo)da competência.
Além disso, a pesquisa também revelou que havia necessidade de se empreender ações pedagógicas, ou seja, educação voltada para a informação e que esta era parte essencial do processo do desenvolvimento humano (tanto na formação inicial quanto na formação continuada) dos profissionais. Em suma, constatou-se a necessidade de desenvolver princípios para o desenvolvimento da competência em informação desses profissionais e que poderiam, numa perspectiva abrangente, servir aos demais profissionais da informação do contexto brasileiro, com as devidas adequações.