O tema da vulnerabilidade tem sido citado repetidas vezes na literatura. As chamadas populações vulneráveis são apresentadas em documentos internacionais e também brasileiros. Este trabalho trata da busca dos temas “vulnerabilidade” e “vulnerabilidade em informação”, no âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação vinculado à temática da competência em informação.
A exploração foi realizada no Portal BU-UFSC, que é disponibilizada on-line, pela Universidade Federal de Santa Catarina. A abordagem da pesquisa é qualitativa, a pesquisa é exploratória e bibliográfica dos referidos temas.

A amplitude de usos do tema “vulnerabilidade”, proporcionou a visualização de variadas faces de aplicabilidade do termo nos diversos campos de conhecimento e exploração para questionamentos naturais, de risco, sociais, socioeconômicos, no âmbito profissional e também psicológico, mas também aspectos ligados a tratamentos de saúde e bem-estar familiar.
Abriu-se um leque de conhecimento de conceitos, ao realizar um trabalho que uniu duas temáticas relevantes à profissão bibliotecária.