Este estudo busca identificar em que medida as quatro dimensões da competência em informação (técnica, estética, ética e política) relacionam-se ao perfil desejado para os egressos dos cursos de graduação em Arquivologia de três universidades do sul do Brasil: Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
No tocante aos aspectos metodológicos, identifica-se como pesquisa exploratória, documental e bibliográfica e propõe-se a pensar a Arquivologia como ciência que contempla aspectos teóricos, práticos, imbuídos de diretrizes e diálogos entre os profissionais, os acervos e seus usuários.
A pesquisa considerou que as quatro dimensões da competência em informação estão relacionadas ao perfil dos egressos constantes nos Projetos Pedagógicos das três universidades pesquisadas e que tal ponderação contribui para pensar a Arquivologia em seu macro espaço.

Portanto, a Ciência da Informação é considerada como campo interdisciplinar, cuja multiplicidade de ramificações se nota expressada na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia, por exemplo, as quais também utilizam a informação como objeto de estudo.
Para que existam, além disso, estas áreas necessitam conhecer seu entorno, os usuários que trabalharão e servir-se-ão destes recursos informacionais, o ambiente em que se inserem, as tecnologias utilizadas, com que parâmetros e para que fim.