Trata-se de um estudo inicial que aborda a “infodemia” neste contexto de pandemia e que tem a desinformação como fator de agravamento. A abordagem do tema se dá a partir da competência em informação no contexto da infodemia e da atuação dos profissionais da informação neste cenário onde se faz necessário potencializar as habilidades de competência em informação atuando com responsabilidade.
Tem como objetivo evidenciar a importância da competência em informação na sociedade, especificamente, abordando o contexto de informação pela COVID-19. Neste estudo optou-se por uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, constituído por uma pesquisa bibliográfica e documental.

Esta pesquisa aponta tanto para o excesso de informações quanto para ações que estão sendo desenvolvidas nesse período de distanciamento social por profissionais da informação.
Os resultados indicam que a proliferação de notícias falsas, distorcidas e manipuladas torna evidente a necessidade de proporcionar meios de os usuários se tornarem ativos na Sociedade da Informação e não sujeitos passivos.