Apresenta a sistemática de organização de uma Biblioteca Digital com o objetivo de favorecer o acesso aos documentos sobre Educação a Distância(EaD)do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Competência Informacional (GPCIn). A escolha deste tema deve-se à estruturação física do Núcleo GPCIn e à necessidade de organização e disponibilização de materiais para pesquisa sobre o tema EaD. O trabalho foi desenvolvido com base na pesquisa bibliográfica, documental e aplicada, esta última, conduzida para atender a uma necessidade específica. Mostra o processo de análise e seleção dos documentos, a escolha do sistema utilizado para a criação e a organização da Biblioteca Digital e de que forma ela pode beneficiar alunos e pesquisadores.

Dentre os avanços tecnológicos na era informacional, a biblioteca digital surgiu com o propósito de satisfazer o usuário e suas necessidades em obter informações mais rápidas e precisas. Segundo Arellano (1998, p. 24) “a ideia inicial foi fazer sistemas de informação através dos quais as pessoas pudessem conectar-se com bibliotecas e bases de dados remotos usando uma rede de computadores como meio de ligação”. Com a digitalização, o acervo não fica mais limitado à estantes, pois o usuário consegue ter acesso aos dados via internet ou do local de disponibilização deste, respeitando-se inclusive, os direitos autorais e fazendo com que a pesquisa se torne mais dinâmica, evitando o manuseio desnecessário de certos documentos que poderia prejudicar o acervo.
Para o GPCIn, favorecer o acesso aos documentos sobre EaD é um benefício para as pesquisas ali desenvolvidas, acesso que só será possível depois da digitalização e disponibilização deste. Segundo Zanaga e Silva (2000, p.10) “ao disponibilizar as informações na rede mundial de computadores, as bibliotecas estarão contribuindo para democratizar a informação.
Ao mesmo tempo, facilitando o acesso à mesma”. Para que se possa criar uma biblioteca digital é necessária a digitalização dos acervos, pois de acordo com Santos, Cintra e Silva (2010, p. 111) a digitalização consiste na conversão de documentos em formato físico para o formato digital, através de equipamento tipo scanner, mas antes disso ocorrem várias etapas nas quais são estabelecidos critérios para seleção, por exemplo. Um planejamento prévio de qualidade vai definir as prioridades do acervo a ser Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.18, n.1, p. 531-552, jan./jun., 2013533digitalizado.
Depois de estabelecidos os critérios, é realizada a seleção dos documentos para a digitalização, em seguida ocorre a indexação e, por fim, a disponibilização do material para o acesso. Em paralelo, com o propósito de fundamentar e de fornecer base sólida para a criação da Biblioteca Digital de Educação a Distancia(EaD)1do GPCIn, foi necessária uma revisão de literatura sobre digitalização de acervos, Biblioteca Digital e, ainda, sobre Educação a Distância (EaD) para apoiar a análise dos documentos a serem digitalizados.