Apresenta e analisa o desenvolvimento da literatura sobre a Competência Informacional no Brasil no período de 2006 a 2013. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo bibliográfico nos principais periódicos científicos e eventos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Identifica qual a expansão do tema em termos de quantidade de publicações existentes, considerando exclusivamente as que estão disponíveis online. Revela a evolução da temática por meio de resultados, expondo o total de publicações localizadas.
A pesquisa apresenta abordagem quali-quantitativa, visando quantificar os dados encontrados, descrevê-los e interpretá-los. Os resultados obtidos foram satisfatórios, revelando um crescimento bastante significativo da temática no cenário brasileiro.

As práticas pedagógicas de ensino no Brasil, embora tenham avançado nos últimos anos, requerem ainda maior esforço para formar sujeitos críticos. O incentivo à leitura, desde as séries iniciais, é um bom exemplo para o início do desenvolvimento da Competência Informacional, pois saber interpretar os dados advindos dos conteúdos da leitura é essencial para se construir um texto e embasar uma ideia ou pesquisa. Além disso, o hábito da leitura promove a transformação do indivíduo, favorece a criatividade e eleva o aprimoramento pessoal.
Por meio da leitura, a escrita também enriquece e se concretiza em novo conhecimento, contribuindo para a formação de indivíduos capazes de atuar no contexto social, com o propósito de construir uma sociedade solidária e ética (MIRANDA, 2006).