A competência em informação envolve um conjunto de habilidades, atitudes e comportamentos para lidar com recursos e fontes informacionais no contexto atual. Essa pesquisa aborda a competência em informação do idoso, que é uma população com propensão à situação de vulnerabilidade social.
Objetiva identificar as investigações que vêm sendo produzidas contemplando competência em informação do idoso, a fim de auxiliar na elaboração de um “estado da arte” que possa apresentar o status das pesquisas envolvendo a temática, além de identificar áreas correlatas que podem colaborar para investigações nesse contexto. Em âmbito internacional, identifica treze pesquisas nessa abordagem, que envolvem as áreas de ciências sociais aplicadas, ciências da saúde e ciência da computação.

Esses estudos contemplam a competência em informação para a saúde do idoso, o desenvolvimento da competência em informação na perspectiva da biblioteconomia, e também o desenvolvimento de habilidades digitais para o desenvolvimento dessa competência do idoso.
Em âmbito “local”, correspondente à Ibero América, recuperou cinco resultados sobre literacia em saúde, que é um movimento investigado cientificamente pela área da saúde. Está relacionado à competência em informação do idoso, porém possui abordagem voltada para a manutenção de hábitos saudáveis e boa saúde. Finaliza afirmando que existe um vasto campo a ser explorado na temática, que pode colaborar para a compreensão desse movimento nesse grupo em específico.