A obra de autoria de Elizete Vieira Vitorino e Daniela Piantola supre uma lacuna sobre estudos desenvolvimento que da se voltam competência ao em informação no Brasil e contribuem diretamente para a compreensão desse processo sob o viés de quatro dimensões: técnica, estética, ética e política dentro de um contexto sociopolítico.
Elizete Vieira Vitorino é professora titular no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina onde desenvolve estudos, pesquisas, ensino e ações de extensão na graduação e na pós-graduação desde 2006 onde também criou o Grupo de Pesquisa Competência em Informação (GPCIn), cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC. Foi em 2006 que Elizete começou a pesquisar essa temática a partir da criação do GPCIn, da ministração de disciplinas, orientação de trabalhos e também com o início do projeto de pesquisa “Competência Informacional: construção social da realidade sob o olhar do Profissional da Informação Bibliotecário” na Universidade Federal de Santa Catarina.
Possui diversas publicações sobre competência em informação, artigos, capítulos de livros, trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais, orientou trabalhos na graduação, mestrado e doutorado, entretanto, esse é o primeiro livro de sua carreira que aborda integralmente esse assunto que vem contribuir ricamente com a Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Aconteceu, durante o segundo dia do XX ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, em Florianópolis, o lançamento do livro: “Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação”, de autoria de Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino e Me. Daniela Piantola. O lançamento, que ocorreu no dia 23/10 no auditório do Hotel Canto da Ilha, contou com a presença de pesquisadores, professores e estudantes da área de Ciência da Informação do Brasil.