O extenso e diversificado número de documentos jurídicos e sua complexidade, representam desafios para os profissionais da informação e, consequentemente, exigem formação adequada, dedicação ao trabalho e técnicas apuradas da biblioteconomia, visando a organização, disseminação, qualidade no serviço prestado, ou seja, a competência em informação.
Neste sentido, esta pesquisa tem como finalidade investigar a competência em informação na área jurídica, no mercado de trabalho de Florianópolis, SC. Como referência teórica para fundamentar o tema abordado foram utilizados os temas: informação jurídica, perfil e atuação do bibliotecário da área jurídica, e competência em informação.

Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e também qualitativa, descritiva, exploratória e bibliográfica. Adotou-se a aplicação de um questionário aos bibliotecários da área jurídica de instituições públicas e privadas.
Conclui-se que o perfil do bibliotecário da área jurídica atuante no município de Florianópolis, SC é constituído pela formação, capacitação e experiência vivenciada em sua atuação em informação jurídica. Constatou a carência e a importância do recém-formado em Biblioteconomia, na necessidade da atenção da academia quanto à formação e ao aprimoramento do bibliotecário jurídico.