O tema desta pesquisa se refere à “vulnerabilidade” e à “vulnerabilidade em informação”, visando discorrer sobre o conceito e as características de vulnerabilidade, a tipologia dos grupos vulneráveis e as suas possíveis conexões e aplicações nas áreas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, a partir da literatura disponível na biblioteca eletrônica SciELO.
Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória e, quanto aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como bibliográfica. Os principais resultados dão conta de que a vulnerabilidade, quando nos referimos aos artigos disponíveis na SciELO, se relaciona ao potencial de adoecimento relacionado à pessoa que viva sob determinado conjunto de condições.

É possível tratar vulnerabilidade em informação, como um termo que busca definir com mais afinco a fragilidade que a falta de informação confiável pode trazer para o indivíduo, e para a sociedade em si. A falta de informação pode trazer inúmeras consequências prejudiciais ao ser humano, pois sem informação correta, o indivíduo perece por falta de conhecimento.