Em uma sociedade baseada na informação, onde tanto a falta quanto o excesso desta podem representar fatores de exclusão, tornar-se competente em informação se mostra essencial. Ou seja, é preciso saber identificar a necessidade informacional, avaliar e utilizar a informação recuperada. Nesse processo, o design da informação pode ter um papel relevante, pois lida diretamente com a organização e a apresentação desta.
Diante dessa associação, este artigo tem por objetivo identificar a contribuição do design da informação para a competência em informação. Dessa forma, revisa-se o conceito de competência em informação, bem como seus níveis e dimensões. Posteriormente, busca-se compreender as diferentes atribuições do design da informação e como estas se relacionam com o desenvolvimento de habilidades informacionais, considerando os componentes deste processo: acesso, avaliação e uso.

Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, seguida da sistematização de uma possível relação entre os dois campos, apresentada na forma de um diagrama.
Ao final, conclui-se que o design da informação pode contribuir para a competência em informação à medida que permite minimamente o acesso eficiente e eficaz, por meio do reconhecimento claro da informação, além de sua estruturação e organização adequadas; colabora para a compreensão correta da informação, evitando ruídos na mensagem e inconformidades nos princípios do design da informação; e conduz à aplicação apropriada da informação, permitindo sua apreensão e comunicação corretas.