O estudo é parte de uma pesquisa ampla, cujo título é “Indicadores qualitativos para a Competência em Informação no Brasil sob o foco da vulnerabilidade social”4. Esta investigação pós-doutoral tem como objetivo propor indicadores qualitativos para a Competência em Informação pela via da multidimensionalidade e de uma matriz de indicadores de avaliação da Competência em Informação no Brasil.
Pesquisa com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, as pesquisas bibliográfica e documental serão utilizadas e, para a apresentação e análise dos dados bibliográficos e documentais, a redação descritiva, pela via da categorização.

Para a matriz de indicadores, utilizaremos uma fonte basilar sobre indicadores sociais – Jannuzzi (2017) – em associação às teorizações sobre a Matriz de Desenvolvimento da Competência em Informação (PDCIn), nas dimensões técnica, estética, ética e política (VITORINO, 2016).
Este trabalho pode constituir-se numa potente teorização para a Ciência da Informação, no que concerne a indicadores de avaliação da Competência em Informação, permitindo análises e usos diversos na Ciência da Informação no país e no mundo e contribuindo com novos olhares para a Competência em Informação, minimizando a vulnerabilidade em informação.