
Identificar como se apresentou a Competência em Informação dos jornalistas de TV, quanto às dimensões técnica, estética, ética e política, durante o período inicial da pandemia de Covid-19, março e abril de 2020. Método: Utilizou-se a pesquisa qualitativa com aplicação da matriz de avaliação da qualidade dos conteúdos de TV, de Oliveira Filho e Coutinho (2017).
Foram analisados 20 vídeos de uma emissora de TV do sul do país. Resultados: Houve um equilíbrio das dimensões da Competência em Informação com um percentual um pouco maior para a dimensão estética, seguida por um empate das dimensões técnica e ética e, finalmente, um índice um pouco mais baixo para a dimensão política.
Conclusão: Observa-se que a sensibilidade (Dimensão Estética) parece mais presente no profissional jornalista, que domina as técnicas básicas do fazer profissional (Dimensão Técnica) e procura seguir, até certo ponto, o que determina e se entende por ética (Dimensão Ética). Já o aspecto político, aqui relacionado ao social e a preocupação com o coletivo, (Dimensão Política) precisa ser melhor explorado para que a informação atenda aos anseios da sociedade e sirva de parâmetro para possíveis mudanças.
Referências: Da Cruz, P. P., & Vitorino, E. V. (2024). Resultados da competência em informação no telejornalismo durante a COVID-19: diagnóstico de uma cobertura de crise. Peer Review, 6(1), 43–57. Recuperado de https://peerw.org/index.php/journals/article/view/1675