GPCIn

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

27 de julho de 2024

O papel social do bibliotecário voltado às pessoas trans: aproximações teóricas

Conclui-se que o papel social bibliotecário deve possibilitar vivenciar, captar e buscar suprir as necessidades de informação do modo que lhe compete, ao mesmo modo em que as bibliotecas e as unidades de informação contemporâneas têm de se apresentarem criativas, inovadoras e livres de preconceitos, visando o êxito ao lidar com as complexidades humanas e tecnológicas. Também reafirma a necessidade da participação, a partir de suas práticas profissionais, no progresso político, socioeconômico, informacional e de resistência das classes minoritárias, apontando o protagonismo social, o empoderamento, a liberdade e a emancipação como fatores necessários ao desenvolvimento pessoal, profissional e social dos indivíduos. Como resultados do estudo, apontam-se a urgência da adesão política bibliotecária frente às minorias sociais, devendo-se focalizar e priorizar nas abordagens sociais (inclusão, cidadania e inclusão digital), principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil. Conclui-se que o papel social bibliotecário deve possibilitar vivenciar, captar e buscar suprir as necessidades de informação do modo que lhe compete, ao mesmo modo em que as bibliotecas e as unidades de informação contemporâneas têm de se apresentarem criativas, inovadoras e livres de preconceitos, visando o êxito ao lidar com as complexidades humanas e tecnológicas.

O papel social do bibliotecário voltado às pessoas trans: aproximações teóricas Read More »

Competência em informação e necessidades de informação de idosos: o papel do profissional da informação nesse contexto

             Introdução: A situação do idoso no ambiente da sociedade da informação pode designar condição de vulnerabilidade social em alguns aspectos. A competência em informação, enquanto conjunto de habilidades, conhecimentos, atitudes e valores relacionados com a informação, pode configurar-se como um instrumento de transformação da realidade social do idoso.             Essa pesquisa trata da competência em informação do idoso especificamente sob o foco das necessidades de informação, e insere o profissional da informação como mediador desse processo. Objetivos: descrever as características relacionadas à competência em informação e às necessidades de informação em idosos. A partir dessas descrições, estabelece algumas ações relacionadas à mediação da informação, que podem ser desenvolvidas pelo profissional da informação na ocasião de desenvolver a competência em informação do idoso. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos dados foram coletados nas bases de dados Library and Information Science Abstracts (LISA), Web of Science e Scopus.            Como resultados: as necessidades de informação são subjetivas, e dependem da situação social, cultural ou política dos idosos. De toda forma, tais necessidades são relacionadas à saúde, finanças e lazer são recorrentes nos estudos analisados. Dentre as ações que podem ser desenvolvidas pelo profissional da informação que atua como mediador, estão iniciativas de socialização que preconizam a aquisição de informação acidental e estratégias de condensação de informação, que respeitam a condição cognitiva do idoso. Conclusão: preconiza que a competência em informação, para o idoso, pode representar um método de libertação da situação de opressão e vulnerabilidade no ambiente da sociedade da informação. Lucca, Djuli & Vitorino, Elizete. (2019). Competência em informação e necessidades de informação de idosos: o papel do profissional da informação nesse contexto. Informação & Informação. 24. 458. 10.5433/1981-8920.2019v24n1p458.

Competência em informação e necessidades de informação de idosos: o papel do profissional da informação nesse contexto Read More »

Competência em informação e a infodemia: desafios no campo de atuação dos profissionais da informação

Trata-se de um estudo inicial que aborda a “infodemia” neste contexto de pandemia e que tem a desinformação como fator de agravamento. A abordagem do tema se dá a partir da competência em informação no contexto da infodemia e da atuação dos profissionais da informação neste cenário onde se faz necessário potencializar as habilidades de competência em informação atuando com responsabilidade. Tem como objetivo evidenciar a importância da competência em informação na sociedade, especificamente, abordando o contexto de informação pela COVID-19. Neste estudo optou-se por uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, constituído por uma pesquisa bibliográfica e documental. Esta pesquisa aponta tanto para o excesso de informações quanto para ações que estão sendo desenvolvidas nesse período de distanciamento social por profissionais da informação. Os resultados indicam que a proliferação de notícias falsas, distorcidas e manipuladas torna evidente a necessidade de proporcionar meios de os usuários se tornarem ativos na Sociedade da Informação e não sujeitos passivos. Silva, Jônatas & Bertotti, Patrícia & Vitorino, Elizete. (2022). Competência em informação e a infodemia: desafios no campo de atuação dos profissionais da informação. 18. 1-26.

Competência em informação e a infodemia: desafios no campo de atuação dos profissionais da informação Read More »

plugins premium WordPress